Brasil
Maior Eclipse Lunar parcial dos últimos 580 anos acontece nesta sexta-feira; veja o horário e como observar

Esta é para os amantes da Lua, em todas suas fases: fique atento no amanhecer desta sexta-feira (19). O Brasil poderá observar um dos mais belos fenômenos astronômicos: o Eclipse Lunar Parcial. O maior dos últimos 580 anos. Talvez você não tenha outra chance nessa vida para ver essa maravilha.
O satélite terá mais de 97% de sua superfície coberta pela sombra da Terra e ganhará uma aparência avermelhada. O fenômeno começará por volta das 4h19, horário de Brasília, e deve durar pouco mais de 3h. Detalhe: este será o evento lunar mais duradouro dos últimos 580 anos. Em Sorocaba, se tivermos sorte, o tempo não estará nublado, porém a previsão para a manhã desta sexta-feira (19), é de chuva, o que pode prejudicar a visibilidade do fenômeno.

Apesar disso, ele pode ser observado uma hora antes, quando a Lua entra na meia-luz da Terra (parte externa da sombra). Nesse momento, o satélite escurece de forma sutil. O apogeu deve acontecer às 6h, mas não será possível mais vê-la porque a Lua já estará abaixo do horizonte no Brasil.
Como fazer para observar bem o eclipse
Por mais óbvio que seja, é importante destacar que para ver os fenômenos astronômicos é necessário ter um céu sem nuvens e com pouca nebulosidade. Neste caso, não será necessário o uso de binóculo ou telescópio. Mas o horizonte a oeste/noroeste deve estar livre da interferência de prédios, árvores, montanhas e qualquer coisa que impeça a visualização.
Por que a Lua fica vermelha?
Segundo a Nasa, a luz viaja em ondas. Diferentes cores de luz possuem diferentes propriedades físicas. A luz azul tem um comprimento de onda mais curto e é espalhada mais facilmente por partículas na atmosfera da Terra do que a luz vermelha, por exemplo, que tem um comprimento de onda mais longo. Assim, o brilho vermelho viaja mais diretamente pela atmosfera.
Este fenômeno, chamado de Dispersão de Rayleigh, é o mesmo que explica “por que o céu é azul e o pôr do sol é vermelho”, de acordo com a agência.
A Lua fica vermelha durante um eclipse lunar porque a única luz solar que atinge o satélite passa pela atmosfera da Terra. Assim, quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera do planeta durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados no satélite.
- Dicas1 ano atrás
Chalés em Piedade, perto de Sorocaba, são sucesso por clima romântico e aconchegante
- Notícias2 anos atrás
Adolescente inocente é morto com tiro nas costas por policial em Sorocaba
- Dicas1 ano atrás
Marília Mendonça faz show em Sorocaba em Novembro com ingressos a partir de R$ 15
- Notícias2 anos atrás
Faculdade Anhanguera oferece plantão psicológico gratuito em Sorocaba
- Vagas de Emprego1 ano atrás
Padaria prestes a inaugurar em Sorocaba está com várias oportunidades de emprego
- Vagas de Emprego1 ano atrás
Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT Sorocaba nesta quinta-feira (30)
- Vagas de Emprego1 ano atrás
Banco múltiplo Afinz (ex-Sorocred), está com oportunidades de emprego em Sorocaba
- Notícias2 anos atrás
Vereador quer reativar linha que liga Sorocaba ao Aeroporto de Guarulhos até o fim do ano